top of page

​

DIÁRIO DE PESQUISA - DP

​

​

O Diário de Pesquisa é o documento que contém as etapas sequenciais das tarefas desenvolvidas durante todo o desenvolvimento do projeto. Serve para  resgatar a qualquer momento todos os procedimentos realizados, tomadas de decisões e resultados obtidos ao longo do experimento. O Diário deve ser apresentado no formato A5 (caderno  21x15cm) onde constará todas as anotações de forma clara e detalhada sobre a execução das atividades. Esse documento permanecerá disponível aos avaliadores e visitantes do estande durante o período de realização da feira, pois dele se valerá a Comissão de de Avaliação. Conforme o regulamento da FECIMES, o projeto será avaliado dentro dos parâmetros abrangência, adequação, apresentação, criatividade e organização. Para atender a esses critérios é necessário que o trabalho:

​

- esteja voltado aos conteúdos trabalhados na sala de aula do ano em curso onde o aluno está inserido;

- não esteja reproduzindo atividades experimentais contidas em livros didáticos, caracterizando a Técnica da  Redescoberta;

- apresente o DP com redação feita exclusivamente pelos alunos, obrigatoriamente manuscrito, sob a orientação do professor.

​

 Regras para Estrutura e Organização para elaboração do Diário de Pesquisa

​

ESTRUTURA BÁSICA DE UM DIÁRIO DE EXPERIMENTOS

​

O diário deverá ser estruturado em três partes:

​

Parte I – Apresentação: contempla todos os dados de identificação do Projeto: nome dos alunos e do professor, título do projeto e instituição em que foi realizado;

​

Parte II Descrição das atividades: compõe o registro de todas as etapas de execução do projeto. Nessa parte é obrigatório registrar de forma detalhada os fatos, os passos, as descobertas e os questionamentos que possam surgir ao longo do trabalho: aplicação de testes, realização de entrevistas, resolução de problemas e resultados alcançados. O registro preciso das datas e dos locais de investigação é fundamental.

​

Parte III – Considerações Finais: neste espaço os autores devem apresentar as conclusão obtidas a partir das atividades desenvolvidas, juntamente com as referências bibliográficas utilizadas para sustentação das informações prestadas, caso tenha ocorrido o uso de artigos, livros ou outra fonte de informação.

​

Forma de apresentação das referências bibliográficas:

​

1. Livro:

SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação;

​

2.Capítulo de livro:

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial – página final do capítulo.

​

3. Artigo:

SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v., nº p. página inicial - página final, ano da publicação.

 

4. Documento Eletrônico:

SOBRENOME, nome. Título. Edição. Local: ano. nº de pág. ou vol. (Série) (se houver) Disponível em: Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

 

5. Periódico:

TÍTULO DA PUBLICAÇÃO. Local: editor, ano do primeiro volume e do último, se a publicação terminou. Periodicidade (opcional). Notas especiais (títulos anteriores, ISSN, etc.) (opcional).

bottom of page